NOTÍCIAS

Eterno Enquanto Dure: Em seu episódio de estreia, minissérie retrata a triste luta de uma ex presidiária nos a

Na trama, Lourdes deixou o presídio e precisará reconstruir sua vida

João Batista de Carvalho Neto, Redação Megapro
30.07.2020 às 14:52

Jéssica Ellen vive Lourdes na fase 1980 de 'Eterno Enquanto Dure'

 

A estreia de ‘Eterno enquanto dure – Parte II’ nasceu repleta de discussões sociais na década de 80, pano de fundo de um dos seguimentos da trama.

Lourdes (Jéssica Ellen/Léa Garcia) deixou a prisão após ser condenada pelo assassinato de Miguel (Rodrigo Simas), seu antigo amante e cúmplice. Arrependida do crime cometido no passado, a jovem mulher precisará reconstruir a sua vida. Entretanto, embora tenha sido liberta, parece que as coisas no Brasil continuam como na década de 60.

Vera Holtz em participação especial como Sandra em 'Eterno Enquanto Dure'

Em busca de um emprego, a personagem descobre que uma loja está à procura de uma nova atendente e se apresenta para a função, na esperança de ser contratada e assim corrigir seu conturbado passado. Porém, ao se apresentar, Lourdes sofre uma série de preconceitos da gerente do lugar, que se nega a contratá-la pelo fato de ser ex-presidiária e negra. Desaforada, ela não deixou barato, mas esse pequeno fato evidencia o caráter segregatício existente no Brasil desde sempre e seu considerável aumento nos anos em que o país foi governado por uma ditadura militar.

O autor, em contato com a Redação Megapro, afirmou:

“A intenção inicialmente não era retratar muitas coisas sociais dos períodos em que a trama seria retratada. De coração, gostaria de me ater aos dramas pessoais, mas é impossível criar uma protagonista negra, ex-presidiária e mulher e fazê-la conseguir facilmente reconstruir sua vida em uma sociedade preconceituosa na década de 80. Curioso e triste ao mesmo tempo, é que eu acho que não seria diferente se aquela mesma cena ocorresse nos dias de hoje, com os problemas que o Brasil vive. Por um lado é bom saber que tive a oportunidade de contribuir socialmente mesmo com uma trama que visa outro recorte de cena”

Eterno Enquanto Dure é exibida todas as quartas-feiras, às 21h, no Megapro.

Veja mais sobre Nome da Produção