NOTÍCIAS

Megapro promoverá primeira oficina de roteiro

Projeto é organizado por João Carvalho e Vitor Abou

Vitor Azevedo Abou Mourad, Redação Megapro
24.06.2020 às 21:38

O Megapro vai promover, a partir desta semana, sua primeira oficina de roteiro. Trata-se de um curso básico incluindo as etapas e elementos importantes para se criar uma história, desde a premissa até o desenvolvimento das cenas. A emissora, percebendo o interesse de autores novos, elaborou a proposta, que foi super aceita pelos participantes, que aguardam ansiosamente o início das aulas.

Os encontros para as aulas serão virtuais, assim como escolas e universidades vêm fazendo em tempos de pandemia. Os organizadores são João Carvalho e Vitor Abou, diretores e autores do Megapro, conhecidos por projetos como ‘‘Antes que o dia amanheça’’ e ‘‘Dias Melhores, respectivamente. Segundo eles, o principal objetivo das oficinas é mostrar aos autores recursos, passos e estratégias importantes para que eles criem suas próprias obras.

 

Vitor Abou, estudante de Letras, autor e diretor do Megapro

 

‘‘A ideia da oficina surgiu há bastante tempo, quando nós do Megapro reparamos que muitos autores enviavam projetos bons, mas com problemas de iniciante. Desde então, viemos pensando em maneiras de incluí-los, como o Raça e as supervisões e consultorias que temos feito às tramas. Há poucas semanas, João e eu voltamos a conversar sobre o curso propriamente dito. Então veio nossa vontade de fazê-lo acontecer para já, com um grupo muito bom de autores.’’, contou Vitor Abou, que, fora do mundo virtual, é estudante de Letras.

As aulas serão semanais e contarão com explicações, análise de textos e cenas, além, é claro, de produções que serão feitas pelos próprios participantes. João e Vitor revelaram que os temas das aulas já estão decididos. A primeira será uma introdução à dramaturgia e à construção de uma história. Os autores já receberam vídeos e textos que servirão de base, além dos materiais próprios dos organizadores da oficina. Ao final do curso, os autores, divididos em duplas ou trios, irão apresentar projetos de séries para o Megapro.

‘‘É fundamental investir em novos autores, como o Megapro tem feito recentemente. No próximo mês, em nosso horário de novelas, lançaremos um autor estreante no site, com uma trama de alto nível. O mais legal da oficina é a ideia de construir junto, de trocar informações e conhecimentos, e no final, produzir uma série. Certamente, eu e João ensinaremos o que sabemos e o que temos pesquisado sobre os assuntos, mas vamos aprender bastante também’’, afirma Abou, ansioso pelo início da oficina.

 

João Carvalho, estudante de Direito, autor e vice-presidente do Megapro

 

‘‘A oficina é a oportunidade que temos de reconectar o autor com o processo de aprendizagem. É muito necessário que a gente retome as nossas atenções para esse processo, de sempre estar aprendendo. Vai muito também aonde cada autor quer chegar. Dos autores que estão aqui dentro do Mundo virtual, alguns querem chegar mais longe, outros querem continuar por aqui, uns querem escrever livros, outros cinema, TV… Essa oficina é justamente para proporcionar o crescimento individual de cada autor e explorar o mais profundo dos seus ‘eus’ e melhorar sua construção e sua comunicação com o público.’’, complementa João Carvalho, estudante de Direito, além de autor e vice-presidente do Megapro.

O Megapro pretende continuar investindo em novos autores e novas histórias.

Veja mais sobre Nome da Produção